segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

"Black Swan" - Perfeição a todo o custo


Olá meus amigos e amigas cinéfilos!

2011 já chegou e isso significa que eu terei muito trabalho pela frente trazendo pra vocês resenhas do bom, e as vezes do pior, que a sétima arte tem a nos apresentar.

Hoje a vez é do aclamado e premiado (com total merecimento) filme dirigido por Daren Aronofsky (também responsável pelo incrível e obrigatório longa de temática junkie “Réquiem para um sonho”) que abriu o Festival de cinema de Veneza em 2010, “Black Swan” ou na tradução brasileira, “Cisne Negro”

O filme conta a história de Nina, interpretada pela belíssima Natalie Portman, uma bailarina extremamente dedicada e que tem uma meta de ser perfeita dançando e que é escolhida por seu professor de ballet Tomá, papel de Vincent Cassel, para interpretar a Rainha Cisne no famosíssimo espetáculo “O lago dos cisnes”.


 No entanto as coisas não são tão fáceis como aparentam, além de ter que lidar com a pressão de Tomá, lidar com uma mãe obcecada por ela e as colegas de escola invejosas, Nina ainda precisa conseguir encontrar dentro dela o que sua colega de dança Lily, personagem de Mila Kunis , tem, o cisne negro.

Pra vocês que não sabem eu conto: “O lago dos cisnes” conta a história de uma menina inocente e delicada que acaba virando um cisne branco e deslumbrante, porém, ela precisa do amor verdadeiro para conseguir quebrar o encantamento e voltar a ser humana.

 A garota acaba se apaixonando por um príncipe, mas a rainha cisne negra, com sua confiança e sensualidade, acaba seduzindo o rapaz e o roubando do cisne branco. Derrotada e profundamente magoada e atordoada, a frágil cisne então resolve tirar a própria vida.


Nina é a personificação do cisne branco, é doce e inocente. Enquanto Lily é o cisne negro, ousada, sedutora e sem preocupações e para que Nina consiga desempenhar a performance de rainha cisne, ela precisa procurar dentro dela a confiança e desenvoltura necessárias para incorporar a vilã do espetáculo.

Conforme os ensaios passam, Nina e Lily acabam virando amigas e a pressão da apresentação acaba afetando Nina ao ponto da paranóia. Ela se vê duplicada em espelhos e é constantemente perseguida por sua imagem numa versão maligna, além de ter um arranhado nas costas que fica maior e pior com o passar do tempo.

Não dá pra falar muito mais da trama de “Black Swan” sem entregar o ouro de bandeja e não, eu não vou comentar sobre a cena de sexo e a cena de masturbação, o filme é muito mais do que isso e se você vai assistir o mesmo só por causa dessas duas cenas parabéns, você acabou de assinar o seu atestado de babaca.

Muitos são os fatores que ajudam a paranóia de Nina, sua mãe obcecada que ainda a trata como uma garotinha, mas que na verdade projeta na filha a carreira que ela gostaria de ter tido mas a interrompeu para parir e cuidar da menina. Beth (papel de Winona Ryder), a antiga rainha cisne, que se aposenta mas jamais aceita o fato de ter que sair da companhia e a constante idéia de que Lily está tentando sabotar Nina a qualquer custo.


Durante o filme, se você prestar atenção, verá que não é somente no palco que a fábula entra em cena, o longa e o desenrolar do enredo são um espetáculo por si só e se você ficar atento consegue ver perfeitamente a evolução e transformação de Nina. É simplesmente incrível a forma como Daren retratou uma obra tão fantasiosa mas que ao mesmo tempo pode ser tão contemporânea.

Outra coisa que me deixou maravilhada foram as sequências de dança, são brutas e delicadas ao mesmo tempo, e por um momento me fizeram querer dançar ballet de novo de tão lindo que é. Você consegue distinguir claramente as personalidades de ambos os cisnes e como Nina evolui durante o filme, é de encher os olhos.

Agora pra você ver, só de assistir o trailer de “Black swan” você acha que foi uma mega produção com um orçamento inimaginável, mas não. A grana era tão curta que a atriz Natalie Portman não tinha trailer e, quando quebrou uma costela durante as gravações, a produção não tinha dinheiro para chamar um médico. Isso mais uma vez prova que você não precisa de pirotecnia e uma verba estrondosa pra fazer um filme excelente.

Quer assistir algo que te faça sair xingando loucamente pela sala de tão bom? Quer ver uma história densa, interessante, bem elaborada e que, se você parar para pensar não é tão fictícia assim? O que você está fazendo que não baixou “Black Swan” ainda?!

Filmes são filmes até que se prove o contrário e Daren Aronofsky, eu te amo.

Nenhum comentário: